São 8,30 da manhã, você liga o seu computador e entra no seu leitor de emails, neste momento você constata a quantidade de propaganda e opções
de vendas e compra que chegam à sua caixa de correio, no seu browser, enfim
nos demais veículos de circulação de informação e publicidade.
Nos
dias de hoje é habitual tomarmos logo pela manhã com uma overdose de conteúdos,
e praticamente durante todo o dia recebemos ainda mais, mas como ser humano nós
continuamos a ter 24 horas diárias para desfrutar da vida.
Nesse
sentido, hoje é preciso escolher bem o que merece a nossa atenção, esse
conteúdo que mexeu no nosso cérebro passou a ser a moeda de troca.
Essa
moeda de troca nos dias de hoje, é considerada como ouro digital, que é o preço a ser pago pelo valor de um
determinado conteúdo.
Nos dias de hoje, se uma pessoa abre um email ou lê um Post publicado nas redes sociais, é
um indício de que esse conteúdo tem algo que interessa para essa pessoa.
Mas para que essa pessoa que leu esse conteúdo pratique uma acção, o conteúdo deve de superar as expectativas, ele deve de ir mais
além da qualidade e estratégia, ele deve ser um conteúdo conversor.
As
empresas para serem visualizadas na internet, elas precisam de ter algo para se
destacar dos resto da comunicação emitida pela concorrência, é necessário ir mais além do que
falar:
- das características,
- das funcionalidades e
- das garantias do produto.
Estes factores neste momento tornaram-se insignificante e com baixas expectativas, é necessário produzir
conteúdos relevantes para ganhar outro ouro, a atenção do público.
O público neste momento tem um grau de exigência bastante elevado, é um público digital.
Este tipo de público quando precisa de comprar algo, quer seja um produto ou um serviço, ele pesquisa a internet de ponta aponta.
Quando um consumidor entra numa loja para comprar um microndas, esse consumidor sabe mais que o vendedor, ele sabe todas as características, vantagens e inconvenientes das marcas, preços, descontos, serviço pós venda, etc.
Por isso quando estamos a falar de conteúdo, pretende-se enviar algo que consumidor não saiba.
Por
isso mesmo o blog é uma parte importante para esta estratégia, o blog foi
considerado como um diário virtual, mas hoje, o blog é uma
ferramenta com um potencial de comunicação enorme entre a empresa e o
consumidor, é ele que pode levar o conteúdo a ser consumido, de modo a provocar a construção de um
relacionamento consistente, porque, do outro lado da internet está o consumidor e ele é uma pessoa.
O conteúdo de conversão está directamente conectado com o relacionamento que esse conteúdo leva até às pessoas.
Se uma empresa não tiver conteúdo publicado no site ou blog que fale sobre os
produtos ou serviços, a probabilidade de aparecer nos resultados de pesquisa do
Google é nula.
O consumidor que tem um problema vai no máximo digitar algo relacionado com esse problema na barra de pesquisas do Google, porque ele quer encontrar uma solução para esse e é exactamente aí que os conteúdos se tornam estratégicos
para que o consumidor encontre a solução através da sua empresa.
Para
criar conteúdos estratégicos você deve ter o seguinte
- Site da empresa com informação de produtos/serviços
- Blog da empresa com conteúdos
- Saber quem é o público alvo
- Automação em marketing
- Fluxos de nutrição ou aplicação de mail marketing
Todos os dias existe um mar de conteúdos que aparece no computador do consumidor, mas como
ser humano, ele continua a ter apenas 24 horas diárias para viver a vida.
Então,
você precisa escolher o que merece a atenção do consumidor, essa atenção passou a ser uma valiosa moeda de troca.
É preciso produzir conteúdos
relevantes para ganhar a atenção do seu público.
Como estruturar uma estratégia de conteúdos
Uma empresa precisa ter um site com informações sobre o negócio e ter um blog para publicar
conteúdos.
Muitas pessoas acreditam que manter perfis em redes sociais é
suficiente, mas a verdade é que essas plataformas são terrenos alugados e podem
mudar a qualquer momento, nem todas elas possuem formas fáceis de indexação ou
organização das informações postadas, o que dificulta sua recuperação, por
isso, é essencial ter um blog próprio, sob seu domínio.
Antes
de publicar conteúdos é necessário entender quem é o seu público, as suas necessidades, problemas e sonhos.
Depois produzir conteúdos que visam solucionar esses problemas, por fim optimizar esses conteúdos de forma a ser um conteúdo conversor, ou seja, que o consumidor torne-se cliente, ou por outras palavras, que a sua empresa venda a solução do problema que o consumidor pesquisava.
Para 2018 pense não só em conteúdo, mas em conteúdo de conversão, faça do seu conteúdo um vendedor na sua empresa que trabalha 24 horas por dia 7 dias por semana e 365 dias por ano, sem descanso. E ainda por cima pode ser partilhado o que é mais uma ajuda. Pense nisto: Conteúdo de Conversão.