O que faz que alguns sites se
destaquem no universo digital e alavancar vendas, enquanto outros sites até,
ainda melhores, não têm o tráfego que eles merecem?
Leia mais para descobrir e dê ao
seu site o impulso que ele precisa.
As siglas SEO, SMO, SEM e SMM, são os termos que
levam a um aumento no tráfego e, à aquisição de clientes, às vendas e em última
instância, ao dinheiro fazendo parte do tema chamado Marketing Digital, estes
são alguns acrônimos que você precisa saber e entender antes de mergulhar na
fase de experimentação deles.
Em termos leigos, aqui são
duas maneiras de gerar tráfego , uma é através de busca orgânica
(SEO) e a outra é através de pesquisa paga (SEM).
Então, na batalha de SEO vs SEM, quem
ganha? O tráfego que vem do SEO é sempre gratuito, enquanto o tráfego que
vem da SEM é pago.
Mas antes de entrar nas vantagens e
inconvenientes das opções Orgânica versus Paga , o ideal é entender
primeiro o que é SEO e SEM, juntamente com SMO e SMM.
SEO - (Search Engine Optimization) Optimização
de motores de busca
SEO trata do ranking de um site numa página de
resultados do Search Engine (SERP), isto é, nos motores de busca.
A técnica de SEO é melhorar o ranking dos
mecanismos de pesquisa de um site, dar-lhe mais visibilidade e, portanto, mais
tráfego, ela envolve a otimização do site, adicionando as palavras-chave no
título da página, meta tags, conteúdo e meta description, atualizando
frequentemente o site e aumentando a velocidade na qual ele aparece on-line
quer em desktop ou dispositivo móvel.
Isto significa que se o seu site estiver
otimizado de acordo com as técnicas de SEO, a possibilidade do seu site
aparecer na primeira e segunda posição dos motores de busca para consultas de
pesquisa relacionadas por palavras chaves são muito altas.
As diferentes técnicas de SEO que
você pode usar para otimizar seu site são as seguintes
Otimização de On
Page: A primeira coisa que você pode fazer em numa página web é
optimizá-la para palavras-chave. Para isso a palavra chave deve ser usada
no titulo do artigo, como nome do ficheiro, nas meta description e também usar
de 1 a 2% do conteúdo no texto, por exemplo, um texto com 300 palavras 2% são
palavras chave, ou seja o texto deve ter 6 palavras chave.
Otimização de Off
Page: Esse tipo de otimização pode ser feito obtendo backlinks de
outros sites relevantes. Por exemplo, você pode optimizar a sua página
procurando backlinks de sites com uma classificação mais alta (DA e PA) e para
garantir que o link inclua a sua palavra-chave no texto âncora. Isso
traria não apenas backlinks de qualidade, e possibilidades de maior
classificação.
Técnica SEO de
Black Hat: Esta técnica usa estratégias que obtêm classificações
mais elevadas, no entanto, são técnicas anti-éticas e não são apreciadas pelos
motores de busca.
Técnicas de SEO do
white hat: É o oposto exacto da técnica
de SEO do Black Hat é a técnica de SEO do White Hat, uma vez que é
ético e obedece a todas as regras que o Google define de tempos em tempos para
Search Engine Optimization.
Esta técnica, que consiste em optimizar os sites
de acordo com as regras estabelecidas, por exemplo como fazer com que o
conteúdo tenha foco no utilizador, como aumentar a velocidade de carregamento
do site, tornando as páginas da web responsivas, juntamente com outras
diretrizes. Esta técnica leva tempo, mas tem benefícios muito maiores do
que a técnica de Black Hat SEO já terá.
SEM (Search
Engine Marketing)
Estreitamente associado ao SEO, o SEM pode
simplesmente ser definido como o uso do tráfego do mecanismo de pesquisa pago
para obter visibilidade.
As maiores plataformas para usar o SEM são o
Google AdWords e o youtube ads.
Se você deseja inserir uma palavra chave no
tráfego pago, você deve considerar todas as variáveis associadas a ele, como
localização geográfica, Taxas de cliques (CTR), Custo por clique (CPC), etc.
PPC, ou pagar porclique , é uma das principais técnicas de SEM para conduzir no
tráfego. Quando uma campanha PPC é iniciada, você não precisa esperar por
dias para ver os resultados, porque eles ocorrem quase que imediatamente.
Quando SEO vs SEM são comparados, com SEO você
está à mercê de algoritmos e atualizações de mecanismos de pesquisa, o PPC, é
uma característica do SEM que oferece mais controle.
Ele funciona rapidamente e traz muito tráfego que
não apenas aumenta a visibilidade, mas permite que você personalize seus
anúncios com base em localização geográfica, hora do dia e seu orçamento.
SMM (Social
Media Marketing)
Significa promover um canal através de canais de
redes sociais. Isso dá a possibilidade de acessar uma grande comunidade de
redes sociais disponível em vários canais. Também inclui "Pesquisa
Social paga" ou publicidade paga.
Embora a busca social paga seja semelhante à SEM,
ela adiciona tendência comportamental na equação de pesquisa. A maior
parte da publicidade é, no entanto, igual à SEM, onde um anunciante só paga
quando um usuário clica no anúncio dele.
SMO (Social
Media Optimization)
Isso significa desenvolver perfis em redes de
redes sociais sobre o seu negócio ou site, de modo que os membros dessa rede
possam visualizar e compartilhar a sua página social com outras pessoas.
Por exemplo, você tem um blog, a melhor maneira
de promovê-lo é criar um perfil do Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn e
compartilhar informações relevantes com pessoas que possam estar interessadas
em seu trabalho.
Isso pode funcionar como um gateway para adquirir
uma grande audiência e gerar tráfego para o seu site sem gastar um
centavo.
Uma lista de SEO vs SEM vs SMO vs SMM
|
SEO
|
SEM
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SMO
|
SMM
|
Tráfego
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Orgânico
|
Pago
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Orgânico
|
Pago
|
Benefícios
|
Longo prazo
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Termo curto
|
Longo prazo
|
Termo curto
|
Otimização via
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Compartilhando informações relevantes
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Palavras-chave e páginas web optimizadas
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Apelo visual e informações relevantes
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Anúncios atrativos
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Plataformas
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Facebook. Twitter, LinkedIn, Instagram, Snapchat
|
Google, Bing, Yahoo! e outros motores de busca
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Google, Bing, Yahoo! e outros motores de busca
|
Facebook. Twitter, LinkedIn, Instagram, Snapchat
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SEO VS SEM
Agora que você sabe o que os termos SEO e SEM
significam, juntamente com as diferentes técnicas que se enquadram nisso.
O resultado da batalha SEO vs SEM é bastante
simples.
- SEO tende a dar sucessos de qualidade, e classificações mais altas, mas isso pode demorar semanas ou meses. SEM, por outro lado, é rápido e tende a dar resultados imediatos.
- SEO vs SEM pode ser simples explicado. No SEO você adiciona algo a cada dia e obtém resultados mais tarde, o SEM, por outro lado, é o resultado imediato para cada euro gasto.
- Na batalha de curto prazo de SEO vs SEM - SEM é o vencedor óbvio.
- Na batalha de longo prazo de SEO vs SEM - SEO +é ganha mãos para baixo.
Então, onde deve o seu
investimento? Orgânico (SEO, SMO) ou pago (SEM, SMM)?
A resposta simples é - AMBOS.
Não resta SEO vs SEM quando você pretende
optimizar o negócio. São os dois lados da mesma moeda, um exige
tempo e esforço, o outro exige dinheiro, o principal é transformar o público em clientes.
Além do Black Hat SEO, todas as técnicas acima
são necessárias se você deseja obter classificações mais altas num motor de
busca, mais visibilidade e mais tráfego.
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