domingo, 14 de janeiro de 2018

Conteúdos que geram negócios e ajudam a manter os clientes

conteúdo de conversão

São 8,30 da manhã, você liga o seu computador e entra no seu leitor de emails, neste momento você constata a quantidade de propaganda e opções de vendas e compra que chegam à sua caixa de correio, no seu browser, enfim nos demais veículos de circulação de informação e publicidade.

Nos dias de hoje é habitual tomarmos logo pela manhã com uma overdose de conteúdos, e praticamente durante todo o dia recebemos ainda mais, mas como ser humano nós continuamos a ter 24 horas diárias para desfrutar da vida.

Nesse sentido, hoje é preciso escolher bem o que merece a nossa atenção, esse conteúdo que mexeu no nosso cérebro passou a ser a moeda de troca.


Essa moeda de troca nos dias de hoje, é considerada como ouro digital, que é o preço a ser pago pelo valor de um determinado conteúdo.

Nos dias de hoje, se uma pessoa abre um email ou lê um Post publicado nas redes sociais, é um indício de que esse conteúdo tem algo que interessa para essa pessoa.
Mas para que essa pessoa que leu esse conteúdo pratique uma acção, o conteúdo deve de superar as expectativas, ele deve de ir mais além da qualidade e estratégia, ele deve ser um conteúdo conversor.

As empresas para serem visualizadas na internet, elas precisam de ter algo para se destacar dos resto da comunicação emitida pela concorrência, é necessário ir mais além do que falar:
  • das características, 
  • das funcionalidades e 
  • das garantias do produto. 


Estes factores neste momento tornaram-se insignificante e com baixas expectativas, é necessário produzir conteúdos relevantes para ganhar outro ouro, a atenção do público.
O público neste momento tem um grau de exigência bastante elevado, é um público digital.
Este tipo de público quando precisa de comprar algo, quer seja um produto ou um serviço, ele pesquisa a internet de ponta  aponta.

Quando um consumidor entra numa loja para comprar um microndas, esse consumidor sabe mais que o vendedor, ele sabe todas as características, vantagens e inconvenientes das marcas, preços, descontos, serviço pós venda, etc.

Por isso quando estamos a falar de conteúdo, pretende-se enviar algo que consumidor não saiba.



Por isso mesmo o blog é uma parte importante para esta estratégia, o blog foi considerado como um diário virtual, mas hoje, o blog é uma ferramenta com um potencial de comunicação enorme entre a empresa e o consumidor, é ele que pode levar o conteúdo a ser consumido, de modo a provocar a construção de um  relacionamento consistente, porque, do outro lado da internet está o consumidor e ele é uma pessoa.

O conteúdo de conversão está directamente conectado com o relacionamento que esse conteúdo leva até às pessoas.

Se uma empresa não tiver conteúdo publicado no site ou blog que fale sobre os produtos ou serviços, a probabilidade de aparecer nos resultados de pesquisa do Google é nula.

O consumidor que tem um problema vai no máximo digitar algo relacionado com esse problema na barra de pesquisas do Google, porque ele quer encontrar uma solução para esse e é exactamente aí que os conteúdos se tornam estratégicos para que o consumidor encontre a solução através da sua empresa.

Para criar conteúdos estratégicos você deve ter o seguinte
  • Site da empresa com informação de produtos/serviços
  • Blog da empresa com conteúdos
  • Saber quem é o público alvo
  • Automação em marketing
  • Fluxos de nutrição ou aplicação de mail marketing
Todos os dias existe um mar de conteúdos que aparece no computador do consumidor, mas como ser humano, ele continua a ter apenas 24 horas diárias para viver a vida.

Então, você precisa escolher o que merece a atenção do consumidor, essa atenção passou a ser uma valiosa moeda de troca



É preciso produzir conteúdos relevantes para ganhar a atenção do seu público.

Como estruturar uma estratégia de conteúdos
Uma empresa precisa ter um site com informações sobre o negócio e ter um blog para publicar conteúdos. 

Muitas pessoas acreditam que manter perfis em redes sociais é suficiente, mas a verdade é que essas plataformas são terrenos alugados e podem mudar a qualquer momento, nem todas elas possuem formas fáceis de indexação ou organização das informações postadas, o que dificulta sua recuperação, por isso, é essencial ter um blog próprio, sob seu domínio.

Antes de publicar conteúdos é necessário entender quem é o seu público, as suas necessidades, problemas e sonhos.

Depois produzir conteúdos que visam solucionar esses problemas, por fim optimizar esses conteúdos de forma a ser um conteúdo conversor, ou seja, que o consumidor torne-se cliente, ou por outras palavras, que a sua empresa venda a solução do problema que o consumidor pesquisava.

Para 2018 pense não só em conteúdo, mas em conteúdo de conversão, faça do seu conteúdo um vendedor na sua empresa que trabalha 24 horas por dia 7 dias por semana e 365 dias por ano, sem descanso. E ainda por cima pode ser partilhado o que é mais uma ajuda. Pense nisto: Conteúdo de Conversão.


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