Segundo o responsável pelo News
Feed do Facebook, Adam Mosseri, as mudanças que acontecerão são as
seguintes:
- As páginas de empresas perderão seu alcance;
- O tráfego por referência de páginas de empresas irá cair;
- O tempo de visualização de vídeos postados em páginas comerciais diminuirá;
O impacto das diminuições estará
directamente relacionado ao tipo de conteúdo que cada página promove e o tipo de interacção que esse conteúdo gera.
Isso significa, que as páginas
que criam conteúdo com os quais as seu público interage pouco ou raramente
serão as mais afectadas nesse novo modelo de distribuição.
A ideia é que somente posts que
geram interacções entre amigos e familiares sejam menos afectados, pois esse tipo
de post acaba se alinhando um pouco mais ao propósito da rede social.
Se
você estava a contar com as publicações na rede social mais popular do mundo
como parte essencial da sua estratégia de divulgação dos seus produtos ou
serviços, saiba que o vento mudou e talvez este seja o momento ideal de
reajustar as velas.
Como marcas poderão se reajustar a essa mudança busca
Já há algum tempo que se comenta
no mundo digital sobre a importância de ser independente de redes sociais como
marca ou empresa.
Tornar-se independente quer dizer
que você não precisará mudar completamente sua estratégia sempre que uma
decisão seja tomada no silicon valley.
Para isso, é necessário que você
apresente-se ao seu público adequadamente em mais de uma rede social e que você
considere as redes sociais apenas canais de interacção, ao invés de fazer toda
estratégia de marketing digital depender deles.
Para começar a reajustar suas
velas o quanto antes, considere os seguintes factores:
- As redes sociais são um terreno alugado:
Adianta construir um edifício
inteiro em um terreno que não é seu? Provavelmente não. Por isso, é importante
usar esse terreno que, apesar de alugado está em boa localização, para atrair
as pessoas para o seu próprio terreno: seu site!
- A importância da autenticidade:
Marcas irão precisar de ser mais
autênticas do que nunca, precisarão adicionar um valor real ao seu público e
produzir conteúdo com originalidade.
- Redes sociais são para socializar mas têm poder, use-o:
Use-as para realmente se
comunicar com seu público e interagir com ele, mostrar conteúdo relevante para
ele e acima de tudo gere leads e crie
lista de leads, essas sim são suas, não alugadas.
- Use o Blog:
Use o marketing digital em geral
para interagir com o seu público alvo nas redes sociais para construir
alicerces concretos, com base em conteúdos reais que o seu público procura,
este terreno é seu, como o blog externo ou o blog dentro do seu site.
- Mantenha seu blog actualizado:
Cada vez mais o blog será o
primeiro ponto de contacto do seu cliente com a sua empresa, aqui começa uma
relacionamento no meio digital, o conteúdo deverá superar o cliente, deste modo
a primeira impressão a passar para o futuro cliente deverá ser forte.
Conclusão
Teremos mais qualidade e menos
volume no Facebook.
Adequar a sua estratégia para os
novos ventos e oferecer o que seu público
realmente procura quando está por lá: histórias autênticas e interacção com
pessoas, é uma mais valia para o relacionamento e nutrição com o público
Produza conteúdo relevante para o
seu blog voltado a esse público de acordo os interesses e desejos deles.
Por fim, construa no único
terreno que é seu de verdade: o seu site, o seu blog a sua lista de
contactos.
O seu próprio site sempre será
seu principal canal de divulgação de seus produtos e serviços.