quinta-feira, 6 de agosto de 2015

A forma correta dos pesos para  compartilhar os comentários no Facebook

Não existe uma regra de quanto deve ser o peso atribuído as interações nos posts no Facebook: curtir, compartilhar e comentar. No entanto, o meio publicitário adotou de forma totalmente inadequado uma relação de pesos que vão de 1 a 3, sendo que curtir, geralmente leva o menor peso e o compartilhar o maior peso.
O primeiro erro que vejo nessa metodologia é o seguinte: como atribuir o menor peso para uma interação (curtir) que gera maior exposição para a marca? Seria a mesma coisa que ter o Neymar no time, que por partida faz 10 gols, e o Rogério Ceni que faz por jogo menos de 1 gol e dizer que o Rogério Ceni tem maior relevância que o Neymar. Se temos uma ação que pela sua facilidade de interação (curtir) faz com que as pessoas interajam mais, logo ela deve ter maior relevância.
Outro ponto crucial é que ao dizer que o compartilhar tem peso três, no mínimo o que se espera, que em média, cada interação (compartilhar) dê origem a pelo menos mais três interações, o que muitas vezes não ocorre.
Ainda tem a questão de que as interações podem ser pejorativas para a marca, logo ver o relatório e não identificar a qualidade das interações pode gerar um viés negativo para a marca. Voltando ao exemplo do futebol é o mesmo que dar um peso maior para o jogador que fez mais gols, mas sem perceber que os gols que ele fez foram todos contras.
Por essas e outras que devemos ter cautela no momento de atribuir pesos para métricas.
No vídeo a seguir mostro uma forma simples e bem eficiente para se atribuir pesos para interações no Facebook e vocês verão que nesse exemplo real, tirado de uma página no Facebook, que o mito de que os compartilhamentos têm que ter peso maior é rejeitado.